Artesanatos da Cíntia

Artesanatos da Cíntia

Este blog foi criado para postar meus artesanatos, que amo fazer, e as lindas idéias coletadas na net.

Assim como me servem de inspiração, espero que ajudem outras pessoas que também adoram artesanato.

Muitas imagens tem a fonte de onde foram publicadas originalmente, mas infelizmente não recordo de algumas fontes, portanto, se você for o criador ou souber quem foi, por favor me avise para que eu possa dar os devidos créditos, ou retirar as imagens, caso assim preferir.

Sejam bem vindos e não esqueçam de comentar!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Lata para Erva Mate

Latas de Leite em Pó (grandes) revestidas de EVA, para colocar Erva Mate para fazer chimarrão.
O chimarrão é um hábito entre os gaúchos. Não usamos estas roupas no dia a dia, como muita gente pensa. Apenas bem no interior do estado, ou em eventos tradicionais como a semana farroupilha ou em bailes de CTG. Este gaúcho que está pilchado, ou seja, vestido com o traje típico (bota, camisa e bombacha, sem esquecer jamais do lenço = pilcha), chama-se peão. E esta gauchinha com o vestido chama-se prenda.

Em cima da lata fiz uma aplicação com a cuia e a bomba de chimarrão.

Os moldes fiz em plástico reciclado das tampas de caixa de ovos. Assim fica mais fádil de aproveitar várias vezes, pois no papel ele deforma na hora de passar para o EVA.

Abaixo o desenho das peças, que são recortadas no EVA e depois sobrepostas no momento de colar na lata.

Aqui detalhe da tampa.

E o molde. Peço desculpas se não está muito boa a foto, mas o plástico acaba refletindo a luz.
Eu mesma desenhei, pois não achei gráficos prontos.

E não se assustem, a Bomba é apenas uma peça de metal que se usa para sorver o chimarrão. Coloca-se erva mate na cuia (porongo) e coloca-se água quente, em seguida a bomba, por onde se puxa o líquido. Compartilha-se um mesmo chimarrão em sinal de amizade. Cada um toma uma cuia. Enche-se de água e passa-se para o próximo. Sei que para muitos parece estranho, mas para nós é tradição. Um sinal de que a pessoa é muito bem vinda entre nós.
Quem tiver interesse, pode acessar estes site:

6 comentários:

  1. Parabéns pelos trabalhos são lindos.
    Bjoss.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post...adorei...como adoro seu blog tambem,nao eh a toa que estou seguindo...
    Se quizer,me um pulinho do meu,ele ainda eh novinho,mas estou fazendo o que posso para aperfeicoa-lo...
    Me siga se puder...beijinhos ...

    ResponderExcluir
  3. Muito fofa as latinhas, amei!!
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  4. Ola Cintia,obrigada pela visitinha...tambem adoro seu blog,suas ideias,suas artes...enfim,tudinho...
    Quanto aos palhacinhos,fui eu quem fez sim,adorei o resultado,me apaixonei ainda mais por EVA...
    Voce viu os palhacinhos Patati Patata que eu fiz...sao lindos,fiz para o aniversario de meu sobrinho,que mora em Santa Catarina,vizinho de vc...alias,eu sou de SC,mas moro nos EUA ha alguns anos ja,mas nao deixei de contribuir para a festinha dele ai...rsss
    QUalquer coisa,soh me chamar,vou adorar poder ajudar...
    Obrigada por me seguir tambem querida...beijinhos e ate logo(espero,rss)

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo...obrigado por compartilhar...grande bj!

    ResponderExcluir
  6. Olá , adorei as latinhas para a erva que não pode faltar em casa de gaúcho.Se quizer me faça uma visita vou adorar.
    bjs Marta

    ResponderExcluir